Hoje vim falar da nossa experiência nos Lençóis Maranhenses, que viagem incrível! Abaixo vou contar um pouco do roteiro do Quarteto Pelo Mundo.

Primeiro, QUE EXPERIÊNCIA! Que lugar! Deus é perfeito! A presença de Deus lá é forte, não tem outra explicação. É surreal as paisagens, a cada passeio você é surpreendido por essa natureza divina, sentimento que invade nosso coração, nos sentimos pequenos diante do tamanho que é tudo aquilo!

O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES foi criado em 1981 com uma área de aproximadamente 155mil hectares. As lagoas se formam devido ao acúmulo de água das chuvas e dos lençóis freáticos.

Os melhores meses para conhecer a região é de Junho a início de Setembro, onde as lagoas ainda estão cheias! Lembrem-se que o primeiro semestre sempre chove.

Fui no final de setembro e ainda peguei uma quantidade legal de água nas lagoas, este ano de 2018 foi atípico e choveu mais do que de costume. Então foi mara!

O Aeroporto mais próximo é o de São Luís, de lá é preciso pegar um transfer de 4 horas até chegar em Barreirinhas! As opções de trasnfer são, empresas privadas (R$ 70,00 por pessoa), ônibus (Cisne Branco) ou fechar um taxi/carro com 4 pessoas (que vale apena, a diferença é pouca) A pousada que ficamos organiza o transfer privado.

Algumas empresas que fazem o trasnfers são: Divertix, FrankTur e LevaTur.

Verifiquem os horários dos transfer com essas empresas acima, normalmente são ”poucos” carros.


Nos hospedamos em Barreirinhas, na Pousada Paraíso dos Lençóis. Ótima localização (íamos andando para o centro todos os dias), aconchegante, quartos com ótimo tamanho, limpos, ar condicionado, frigobar, TV, chuveiro elétrico, sem falar do café da manhã com os melhores bolos da região!  Custo benefício, mara!

Todos os passeios foram feitos com a empresa Vale dos Lençóis, e preciso ressaltar o serviço deles, muito bom! O pessoal é muito solícito, guias bem treinados, pontuais. Super recomendo!

Primerio Dia –

Circuito Lagoa Bonita

Fizemos este passeio no período da tarde. Saída da pousada com uma camionete 4×4 (jardineira), atravessamos o Rio Preguiças de balsa para ter acesso ao Parque Nacional dos Lençóis. O trajeto da trilha tem 20 km, mas dura aproximadamente 1h até chegar as Dunas. Muita areia, buracos.. Por isso demora um pouquinho!

Chegando no Parque subimos a primeira duna que tem aproximadamente 60 metros de altura, chegando lá em cima temos uma vista panorâmica, e posso dizer? É incrível! Em seguida o guia começa a caminhar conosco pelos Lençóis conhecendo algumas lagoas com paradas para banho, até o pôr-do-sol.

Valor do Passeio R$ 90,00 por pessoa.

 


Segunda Dia –

Passeio do Rio Preguiças / Quadriciclo 

Fizemos dois passeios em um. Normalmente você faz o passeio de lancha pelo Rio Preguiças, ou faz o passeio de quadriciclo. Na ida fomos de lancha e na volta, voltamos de quadriciclo!

Os dois passeios são incríveis. Os dois valem apena, o quadriciclo foi demais! A volta foi de 40km, então no passeio completo vocês fazem 80km de quadriciclo, com diversos cenários! É lindo!

Na ida fomos de Lancha voadeira pelo Rio Preguiças, conhecemos um pouco sobre a fauna e flora da região, depois seguimos para a comunidade de Vassouras, onde fomos recepcionadas por macacos prego, essa é a área dos pequenos Lençóis, lá eles tem um ponto de apoio com estrutura de restaurante. Depois de Vassouras fomos para Mandacarú (ainda de lancha), conhecemos o famoso Farol Preguiças, com seus 160 degraus, uma visão panorâmica da cidade, linda! E por último, Praia de Caburé (península), um dos melhores almoços, pedimos camarões e peixe e foi divino.

Em Caburé os quadriciclos estavam nos aguardando. Comemos, desfrutamos da praia um pouco que é linda e fomos nos aventurar por 40km!

 

 

 

 

Dicas de onde comer a noite no centro de Barreirinhas. Conhecemos um café bem charmoso se chama Divino Cafeteria! Tudo uma delícia!


Terceiro Dia –

Circuito Atins –

O percusso da trilha com a 4×4 tem em torno de 30km e dura aproximadamente 1h30m. A primeira parada é no início das dunas, onde começa toda formação de dunas do Parque Nacional.

Primeira parada, na exuberante Lagoa Tropical foi demais. É muito linda!

 

Em seguida Atins conhecer a foz do rio Preguiças (encontro das águas do rio com o mar). A praia dos Kites Surfistas, diversão garantida!

Almoçamos no Restaurante da Luzia os famosos camarões! E realmente é bom, a sobremesa de coco então, hummm!!

De lá fomos para o Canto do Atins, pequeno percurso de carro (20min). Conhecemos praias desertas, beleza única. Parecia outro planeta, de um lado ”deserto” do outro praia.

Passamos a tarde caminhando pelas lagoas, esperando o pôr-do-sol! SENSACIONAL!

 


Quarto dia –

Circuito Lagoa Azul –

Fechando com chave de outro nossa viagem! O passeio do Circuito Lagoa Azul é feito pela manhã ou atarde (09:30h as 13:30h  ou 14:00h as 18:30h). Mas conseguimos uma liberação com a Vale dos Lençóis para ir pela manhã e voltar só com o carro da tarde! Foi DEMAIS! Já vou avisando, é pesado! Muito sol e pouca sombra! Mas nos encontramos em algumas lagoas.

O circuito você caminha por algumas lagoas até chegar a “principal” que é a Lagoa Azul. Mas a Lagoa que eu mais gostei foi a Lagoa da Paz! Vou mostrar o porque:

View this post on Instagram

ᴏs ʟᴇɴçóɪs ᴍᴀʀᴀɴʜᴇɴsᴇs é ɪɴᴄʀíᴠᴇʟ, ᴀ ᴄᴀᴅᴀ ᴘᴀssᴇɪᴏ ᴇᴜ ғɪᴄᴀᴠᴀ ᴀɪɴᴅᴀ ᴍᴀɪs ᴇɴᴄᴀɴᴛᴀᴅᴀ. ᴀs ʟᴀɢᴏᴀs sᴇ ғᴏʀᴍᴀᴍ ᴅᴇᴠɪᴅᴏ ᴀᴏ ᴀᴄúᴍᴜʟᴏ ᴅᴇ áɢᴜᴀ ᴅᴀs ᴄʜᴜᴠᴀs ᴇ ᴅᴏs ʟᴇɴçóɪs ғʀᴇáᴛɪᴄᴏs. sᴇᴍ ᴅúᴠɪᴅᴀ ᴀ ʟᴀɢᴏᴀ ᴅᴀ ᴘᴀᴢ ғᴏɪ ᴀ ᴍɪɴʜᴀ ᴘʀᴇғᴇʀɪᴅᴀ. ғɪᴄᴀᴍᴏs ᴏ ᴅɪᴀ ᴛᴏᴅᴏ ɴᴇʟᴀ , ᴇ ᴏʟʜᴇᴍ ᴀ ᴛʀᴀɴsᴘᴀʀêɴᴄɪᴀ ᴅᴇssᴀ áɢᴜᴀ! ᴏ ᴍᴇʟʜᴏʀ ᴘᴇʀíᴏᴅᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴄᴏɴʜᴇᴄᴇʀ é ᴅᴇ ᴊᴜɴʜᴏ ᴀ sᴇᴛᴇᴍʙʀᴏ ✨💙💦😍 ɢʀᴀᴛᴇғᴜʟ ɴᴀᴛᴜʀᴇ! . . #FePaterliniLencoisMaranhenses #GoPro #GoProBrasil #Hero6Black @paixaoporviajar @valedoslencois @pousadaparaisodoslencois 👙 @manamarbr #FePaterliniVideos

A post shared by F E R N A N D A (@fepaterlini) on

Ficamos até o pôr-do-sol, e mais um espetáculo da natureza! Contemplem sempre que der esse momento.

Nosso ultimo passeio fechou com chave de ouro! Gostaria de agradecer a Pousada Paraíso dos Lençóis pela hospitalidade e a Agência Vale dos Lençóis, por nos apresentar esse pedacinho de paraíso, foi muito especial!

Vale demais a experiência. Na próxima quero ir para Santo Amaro!

Tudo que escrevi aqui em cima está nos destaques lá no instagram!


CONTATOS:

POUSADA PARAÍSO DOS LENÇÓIS

www.pousadaparaisodoslencois.com.br

E-mail:
contato@pousadaparaisodoslencois.com.br

Telefone comercial: +55 98 3349-1809
Celulares: +55 98 99901-5641 (OI)
+55 98 98163-5968 (Tim)
+55 98 99142-9584 (Vivo)

 

VALE DOS LENÇÓIS TRANSPORTE E TURISMO

www.valedoslencois.com.br

Endereço: Rua Inácio Lins, 578, Bairro: Murici, Barreirinhas-MA.

Horário de funcionamento: Das 07:30 às 19:00.

Reservas: +55 (98) 3349-1420 

OI +55 (98) 98852-5460 (Whatsapp)

TIM +55 (98) 98215-2888

VIVO +55 (98) 99136-7108.

Email: ecoturismo@valedoslencois.com reservas@valedoslencois.com

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *